sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEC: 1/3 dos estudantes que fizeram o Enem se inscreveram no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram às 23h59 desta quinta 2.020.157 de inscrições efetuadas por 1.080.194 candidatos (os candidatos poderiam optar por até duas opções de cursos e instituições, o que poderia configurar mais de uma inscrição). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos representa aproximadamente um terço dos 3,2 milhões de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Dentre estudantes que se submeteram as provas do Enem estão incluídos além dos que se inscreveram no Sisu, aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no Prouni; os que pretendem bolsas no FIES; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.

Decisão da Justiça

A Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sisu até o dia 26 deste mês. O juiz Alberto Nogueira Júnior alega que haverá sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreveram no Sisu até o início da noite desta quinta.

No entanto, o MEC encerrou as inscrições às 23h59, como previsto. Em nota, o ministério afirma que está estudando, com a Advocacia-Geral da União (AGU), de que forma cumprirá a decisão do juiz, já que não é possível permitir novo prazo de inscrições no sistema somente para os estudantes do Rio de Janeiro.

"Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da Federação e 83 universidades e institutos federais de todo o País", acrescenta a nota.

 
Sisu
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.
Participam do processo seletivo 2011/1 do Sisu 83 instituições de ensino superior, sendo 39 universidades federais, 05 universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. A lista das instituições participantes e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal do Sisu.
Com informações da Agência Brasil




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estudante vai poder saber por que teve a prova do Enem anulada

20/01/2011
Estudante vai poder saber por que teve a prova do Enem anulada

Inep decidiu liberar consulta aos motivos pela anulação das provas.

Ações na Justiça pedem o direito aos candidatos de terem acesso ao Enem.

 Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/01/estudante-vai-poder-saber-por-que-teve-prova-do-enem-anulada.html

Diante das queixas de estudantes que tiveram provas do Enem anuladas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu permitir aos candidatos saber os motivos da anulação das provas. Nesta quinta-feira, o órgão ligado ao Ministério da Educação disse que participantes do Enem 2010 que foram eliminados podem visualizar o motivo da anulação de suas provas no boletim individual de desempenho, disponível no link: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Segundo o Inep, para acessar o boletim, o participante deverá informar seu CPF e senha. Também é possível consultar o resultado utilizando número de inscrição e senha. O Inep destaca ainda que é possível recuperar a senha no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou SMS.
SiSU já recebeu 1,7 milhão de inscrições

Inep estuda fazer mais de um Enem por ano, diz nova presidente do órgão De acordo com o órgão, no primeiro dia de prova do Enem foram eliminadas 6.006 candidatos. Destes, 4.595 foram eliminados por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo. No segundo dia, foram eliminados 14.848 candidatos, sendo 13.562 desclassificados por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo.
Outros candidatos foram eliminados por não cumprimento de outros itens do Edital como sair do ambiente de prova antes do horário previsto ou ultrapassar o tempo de prova; eliminado por porte de equipamento eletrônico; eliminado por não apresentar documento original válido; eliminado por levar consigo material de prova antes do horário permitido.

Ações que tramitam nas Justiças do Rio, Ceará e Pernambuco solicitam aos estudantes o direito de terem vistas às provas que fizeram no Enem. As notas do Enem sevem de critério de escolha no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo prazo de inscrição termina às 23h59 desta quinta-feira.