quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GUIA DE PROFISSÕES: COMÉRCIO EXTERIOR

Administração e Negócios
São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda com empresas do exterior. O bacharel em comércio exterior coordena, administra e planeja negociações de compra e venda realizadas com empresas do exterior. Negocia também com órgãos governamentais de outros países. Entre suas funções está a participação em feiras e congressos internacionais para a realização de novos negócios. Cuida da parte de documentação e despacho na Receita Federal. Com seus conhecimentos, ele analisa as tendências do mercado, identificando as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes. É de sua responsabilidade a elaboração de estratégias de negócios que visam à lucratividade da empresa. Como tem conhecimentos de direito internacional, exerce ainda a função de despachante aduaneiro. Pode atuar em departamento de comércio exterior de instituições financeiras, receita federal, entidades governamentais, empresas de transporte internacional e empresas de seguros ou câmbio.

O mercado de trabalho
O aumento das transações comerciais entre o Brasil e outros países impulsiona a procura por esse profissional. Ele é muito requisitado para atuar nas áreas de logística, marketing e análise de negócios em empresas dos mais diferentes ramos, como as alimentícias, automotivas, frigoríficos e de vestuário. Outro ramo que tem crescido muito é o de consultoria. Nesse caso, ele trabalha como autônomo prestando assessoria para empresas. O estado de São Paulo concentra o maior número de ofertas de emprego, seguido pelo Rio de Janeiro. Há boas perspectivas principalmente nas regiões Nordeste e Sul para os próximos anos.

O curso
O curso faz uma mescla de matérias da área de exatas com as mais específicas da área de comércio exterior. Estuda-se matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística, sistemas de importação e exportação, legislação tributária e aduaneira e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês (básico e avançado), espanhol (básico e avançado), ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano.

O que você pode fazer
Analista
Identificar negócios com outros países e servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda.
Consultoria
Dar assessoria para empresas de médio e pequeno portes que desejam iniciar negociações internacionais.
Cotação
Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.
Marketing internacional
Fazer análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.
Logística
Determinar como serão transportados os produtos e contratar frete e seguro internacional.

Nenhum comentário: