segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GUIA DE PROFISSÕES: PRODUÇÃO CULTURAL

Comunicação e Informação
PRODUÇÃO CULTURAL
É o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas à área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Traça a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

O mercado de trabalho
Esse é um mercado relativamente novo, porém promissor. Muitas oportunidades surgem em produtoras de vídeo e de música e em empresas que organizam eventos culturais, festivais, mostras e shows. As secretarias municipais e estaduais de cultura e fundações também costumam oferecer vagas a fim de montar equipes para pensar políticas culturais. Outro segmento que absorve o formado é o da iniciativa privada, que o contrata para programar eventos promocionais. ONGs também têm procurado o bacharel para projetos sociais ligados à educação, cultura, infância e adolescência. Os principais empregadores concentram-se no eixo Rio-São Paulo, mas há boas oportunidades em outras capitais, como Salvador, devido ao investimento em cultura como atrativo turístico. Como não é necessário ter diploma universitário para atuar nessa área, o formado sofre a concorrência de profissionais de outros segmentos.

O curso
O curso dá ao aluno a capacidade de desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural. Para isso, o currículo combina temas que abordam os fundamentos da arte com matérias sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Além de filosofia, sociologia e psicologia, você tem orientação sobre legislação, marketing e redação de projetos culturais. A formação de alguns cursos é direcionada a públicos específicos, como produção cultural infantil e para terceira idade. Produção Cultural pode aparecer também como habilitação de Comunicação Social.Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. Soc. (prod. em comun. e cult.); Prod. e Polít. Cult.
O que você pode fazer
Marketing cultural
Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais.
Política cultural
Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus e centros culturais. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma região.
Produção executiva
Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio.

Nenhum comentário: