Proposta de Redação
Combate ao fumo: autoritarismo ou dever do governo?
Foi aprovada, no dia 7 de maio de 2009, pelo governador de São Paulo, uma lei antifumo válida para todo o Estado. A partir de 7 de agosto, está proibido fumar cigarros, cachimbos ou charutos em todos os lugares públicos fechados ou semifechados. Só será possível fumar no próprio carro, dentro de casa ou no meio da rua, desde que não haja tetos, toldos, ou guarda-sóis. Essa lei, aplaudida por muitas entidades e autoridades ligadas à saúde, é também criticada com violência por pessoas que a consideram radical e autoritária, pois tiraria do cidadão boa parte de sua liberdade, que passa a ser vigiada, e o livre-arbítrio para fumar ou não. Como você se posiciona diante dessa questão?
Redação
Lei contra o cigarro ou contra o fumante?São indiscutíveis os malefícios que o cigarro acarreta, tanto em fumantes, como em não-fumantes [não fumantes].
A nova lei antifumo vem para proibir o fumo em qualquer estabelecimento fechado, e evitar que esse hábito prejudique a saúde de outras pessoas.
Porém, essa nova lei levaria a constranger [poderá constranger] o fumante e o dono do estabelecimento, já que seria esse [este] último o responsável por retirar o fumante do local, caso contrário, ficará sujeito à multa.
Muitos comerciantes já mostram-se [já se mostram] contra a medida, afinal, eles desempenhariam, de alguma forma, o poder de polícia com sua própria clientela fumante e teriam uma redução no faturamento, assim como tiveram com a "Lei Seca". Até que ponto o Estado deve interferir dessa maneira nos estabelecimentos privados? Seria essa a melhor forma de diminuir o número de fumantes e [de] doenças causadas pelo cigarro? Certamente que não.
Investimentos por parte do Estado, com medicamentos e acompanhamento médico e psicológico, combateria[m] o vício de uma maneira mais eficaz.Talvez esta seja mais uma lei que, assim como a Lei Seca, sofrerá um relaxamento ou uma ineficiência na fiscalização e punição, então fica claro [o que pode significar] que proibir nem sempre significa solucionar.
Querer excluir os fumantes do convívio social e da liberdade de escolha, não é o caminho, levando-se em conta que a fumaça e os gases nocivos emitidos pelos milhões de veículos, causam danos ainda maiores à saúde da população.
Comentário geral
O texto trabalha bem com a ordem da argumentação e se coloca com clareza contra o que considera a proibição tão rigorosa do fumo. A continuidade da reflexão aparece ordenada e (grande qualidade!) de forma simples. Os problemas de língua portuguesa culta são poucos, mas vale a pena analisá-los.
Aspectos pontuais
1) No primeiro parágrafo, note-se que o advérbio "não", usado como prefixo, não leva mais o hífen que o ligava ao adjetivo. Essa mudança faz parte do novo Acordo Ortográfico em vigor.
2) No segundo parágrafo há uma incoerência no uso dos tempos verbais; o melhor é uniformizá-los no futuro, além de trocar o verbo da locução "levaria a constranger" por, por exemplo, "poderá constranger".
3) No terceiro parágrafo, há um erro de colocação do pronome. O advérbio já, como todos os demais advérbios, exige a presença do pronome átono antes do verbo (próclise). Assim, "Muitos comerciantes já se mostram...".
4) No último parágrafo, há um importante erro: não se separa o sujeito do verbo por vírgula: e o sujeito é toda a oração "Querer... escolha".
Competências avaliadas
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Nota 1.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota 2,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota 1.5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Nota 1.5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Nota 1.0
Total 7.5
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 1,5 - Bom
Nota 1,0 - Regular
Nota 1,0 - Regular
Nota 0,5 Fraco
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nenhum comentário:
Postar um comentário