sexta-feira, 3 de julho de 2009

GUIA DE PROFISSÕES

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

FONOAUDIOLOGIA
Uma das atividades do fonoaudiólogo: diagnosticar distúrbios de audição e da fala em crianças.

O curso de fonoaudiologia possibilita ao profissional promover, diagnosticar, orientar e tratar da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração.
O fonoaudiólogo exerce as seguintes atividades: diagnostica distúrbios de audição e da fala em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos; cria e desenvolve programas de problemas auditivos; previne distúrbios da comunicação oral e escrita; trata distúrbios da comunicação; aperfeiçoa a expressão vocal de políticos, atores e cantores.
Curso
O curso tem duração de quatro anos. O currículo é composto de disciplinas de áreas diversas: biológicas e da saúde, bem como psicologia e pedagogia, sociologia e lingüística. Já as matérias como motricidade oral, linguagem, audiologia e voz são matérias mais específicas. O estágio ocorre no último ano.
Mercado de trabalho
O profissional pode atuar em clínicas, escolas, hospitais, asilos, creches, postos de saúde. Sendo que as melhores oportunidades estão voltadas para a área da saúde. Outra área que tem crescido é a da voz, pois profissionais como atores, políticos e professores que a utilizam como instrumento de trabalho procuram com freqüência o fonoaudiólogo.
Principais faculdades
Região Norte
Amazonas: Uninorte Região Nordeste
Alagoas: Uncisal
Bahia: UFBA, Uneb
Maranhão: Uniceuma
Piauí: Faespi
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Cesubra, Uniplan
Goiás: UCG
Mato Grosso: Univag
Região Sudeste
Minas Gerais: PUC, UFMG
Rio de Janeiro: Estácio, UFRJ
São Paulo: PUC-Campinas, Unicamp, PUC-SP, USP
Região Sul
Paraná: PUC
Rio Grande do Sul: UFSM, Ulbra
Fonte Brasilescola

Nenhum comentário: