quinta-feira, 2 de julho de 2009

Banco de Redação

Combate ao fumo: autoritarismo ou dever do governo?
Foi aprovada, no dia 7 de maio de 2009, pelo governador de São Paulo, uma lei antifumo válida para todo o Estado. A partir de 7 de agosto, está proibido fumar cigarros, cachimbos ou charutos em todos os lugares públicos fechados ou semifechados. Só será possível fumar no próprio carro, dentro de casa ou no meio da rua, desde que não haja tetos, toldos, ou guarda-sóis. Essa lei, aplaudida por muitas entidades e autoridades ligadas à saúde, é também criticada com violência por pessoas que a consideram radical e autoritária, pois tiraria do cidadão boa parte de sua liberdade, que passa a ser vigiada, e o livre-arbítrio para fumar ou não. Como você se posiciona diante dessa questão?
Redação

Fumaça da apelação
Com a criaação desta [dessa, qual?] nova Lei [lei,] muitas pessoas foram pegas de surpresa, pois ao contrário de antes ser [o quê?] somente dentro dos Shopings [shoppings,] agora é em geral, pudera[,] pois a maioria da população fuma fazendo com que outros fumem passivamente dentro de lugares antes livres agora [livres. Agora], nós que não fumamos poderemos todos frequentar barzinhos ou danceterias sem ter que dividir o cigarro com quem fuma ou ficar com o cabelo e roupas com esse cheiro insuportável e beneficamente estaremos fazendo bem a nós mesmos pois teremos o livre arbítrio de não fumarmos passivamente á [à] força.
Comentário geral
O texto, além de fugir à argumentação necessária, ligada ao tema (autoritarismo ou dever do governo?), é muito curto, sem capacidade para argumentar. Suas deficiências de pontuação, ortografia e uso seguro do vocabulário demonstram falta de amadurecimento com o texto escrito. Sugerimos reescrever, com argumentos ligados ao tema.
Aspectos pontuais
1. Pontuação: deve-se pontuar, abrindo nova oração, uma nova ideia que amplia ou se acrescenta à anterior. Assim: "Muitas pessoas foram pegas de surpresa, já que a proibição ocorria somente dentro de shoppings. Agora a restrição é geral e vem evitar que os que fumam agridam os demais, que se tornavam, antes, fumantes passivos."
2. Há incoerência na afirmação: "... ao contrário [de não se poder fumar] somente dentro dos shoppings, agora é em geral...". "Não fumar dentro de shoppings" não é o contrário (oposto, inverso) de não mais se poder fumar em lugar nenhum.
3. Há redundância elementar na frase: "beneficamente estaremos fazendo bem a nós mesmos...".

Competências avaliadas

1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Nota 0.5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota 0,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota 0.0

4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Nota 0.5

5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Nota 0.5
Total 1.5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular

Nenhum comentário: