quinta-feira, 2 de julho de 2009

A prova do Enem na prática

Marla Rodrigues, Brasilescola.

A prova do Enem testa cinco competências e 21 habilidades da seguinte maneira: cada questão testa no mínimo três competências e cada uma das habilidades é avaliada em três questões, por isso o número total de 63 questões (21 x 3).

Competências

1 – Dominar linguagens
Conseguir ler e entender textos, tabelas, gráficos, quadrinhos, charges, equações etc.

2 – Compreender e interpretar fenômenos
Conseguir interligar as matérias escolares entre si e entre elas e o mundo que o cerca.

3 – Solucionar problemas
É preciso saber informações sobre o fenômeno e interpretá-lo para poder solucioná-lo.

4 – Construir argumentaçãoAssumir uma opinião pessoal e defendê-la com base em conhecimentos prévios sobre o assunto.

5 – Elaborar propostasAlém de defender seu ponto de vista é preciso formular propostas que mudem aquilo que está errado.

Habilidades

1 – Identificar variáveis
Identificar informações que ajudem a interpretar um texto (testa competências 1, 2 e 3).

2 – Compreender gráficos
Entender o que um gráfico quer dizer: crescimento, redução, taxas de variação etc. (testa competências 1, 2 e 3).

3 – Identificar tendênciasCompreender dados estatísticos e ser capaz de tirar conclusões além daquilo que é informado (testa competências 1, 3 e 4).

4 – Transformar linguagens
Identificar uma mesma informação em diferentes formas, como texto e gráfico, por exemplo (testa competências 1, 3 e 4).

5 – Identificar o contexto de literatura e arte
Apontar o momento histórico em que foram escritos livros ou manifestados certos movimentos culturais (testa competências 1, 4 e 5).

6 – Conhecer as funções da linguagem
Analisar funções de linguagem em textos e estabelecer diferenças entre as linguagens coloquial e formal (testa competências 1, 2 e 4).

7 – Entender as transformações de energia
Conhecer os diferentes tipos de energia, seus processos de geração e seus tipos de conservação (testa competências 2, 3 e 5).

8 – Compreender o meio ambiente
Analisar criticamente os processos de recursos naturais, materiais e energéticos (testa competências 2, 3 e 5).

9 – Entender a importância da água
Compreender a importância da água no equilíbrio da vida e seus estados físicos (testa competências 2, 3 e 5).

10 – Entender as escalas de tempo das transformações da Terra
Utilizar e compreender as escalas de tempo para descrever transformações, a origem e evolução da vida, variações populacionais e geográficas (testa competências 2, 3 e 5).

11 – Identificar padrões nos seres vivos
Identificar estruturas dos seres vivos, usando conhecimentos de física, química e biologia (testa competências 1, 2 e 5).

12 – Compreender indicadores de saúdeInterpretar indicadores que analisem fatores socioeconômicos e ambientais relacionados ao desenvolvimento humano (testa competências 1, 2, 3 e 5).

13 – Valorizar a biodiversidade
Relacionar condições do meio ambiente e intervenção humana e perceber a importância da biodiversidade (testa competências 1, 2 4 e 5).

14 – Conhecer formas geométricas
Reconhecê-las e conhecer seus cálculos de comprimento, área e volume (testa competências 1, 2, 3, 4 e 5).

15 – Calcular probabilidades
Conhecer os processos de contagem estatística e de cálculo de probabilidades para resolver problemas (testa competências 2, 3 e 5).

16 – Conhecer os tipos de poluição
Conhecer todos os tipos, suas causas e conseqüências sobre o ecossistema e a forma de controlá-las (testa competências 2, 3 e 5).

17 – Entender processos produtivos
Identificar etapas, taxas e índices dos processos produtivos e suas implicações ambientais, sociais e econômicas (testa competências 2, 3 e 5).

18 – Valorizar a diversidade cultural
Estimar as diferenças étnicas, culturais e artísticas bem como as épocas, sociedades e lugares onde aconteceram (testa competências 1, 2 e 5).

19 – Confrontar diversos pontos de vista
Identificar pressupostos, analisar a validade dos argumentos e comparar diferentes opiniões, levando em consideração o contexto (testa competências 3, 4 e 5).

20 – Comparar processos
Conhecer os processos de formação socioeconômica e relacioná-los ao contexto histórico e geográfico (testa competências 2, 4 e 5).

21 – Compreender fatos históricos
Conseguir identificar e ordenar eventos registrados, além de compreender sua importância na sociedade (testa competências 2, 3 e 4).

Nenhum comentário: