segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÃO: PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA
Tecnólogo
O produtor fonográfico domina as tecnologias de gravação e produção de discos e CDs. Envolve-se em todas as etapas da concepção de um trabalho fonográfico, da produção à divulgação e à distribuição do produto. Opera estúdios de áudio, melhora a qualidade do som e edita obras musicais. Pode trabalhar em produtoras independentes, gravadoras, estúdios de gravação e sonorização.

O mercado de trabalho
Com o consumo de produtos culturais em alta, o mercado de trabalho está aquecido. Existem oportunidades em produtoras de shows, estúdios fonográficos independentes, emissoras de rádio e televisão e teatros. Os maiores empregadores continuam no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas o Sul e Minas Gerais vêm se destacando. O Nordeste surge como um mercado promissor, já que a criação de selos independentes eleva a procura pelo profissional. Esse tecnólogo pode abrir um estúdio e atuar como autônomo, agenciando artistas e trabalhando com produção musical, principalmente na área de operador de áudio.

O curso
O curso habilita o aluno para trabalhar com softwares e equipamentos digitais e analógicos de áudio, que servem para fazer o registro sonoro, a edição, a mixagem e a pós-produção musical. A parte técnica inclui aulas práticas em estúdio de gravação profissional e em laboratório de música eletrônica. Técnicas de gravação, criação de efeitos e processamento de áudio e acústica ao ar livre e em estúdios de gravação são algumas das disciplinas do currículo, que é enriquecido com noções de legislação, marketing, planejamento, divulgação e distribuição de música.Duração média: dois anos.
Outro nome: Prod. Musical.

Nenhum comentário: