segunda-feira, 21 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÕES: DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Tecnólogo
O profissional investiga, planeja, avalia e monitora programas e projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas e à integração de um indivíduo na sociedade. Cabe a ele realizar campanhas de saúde, educação, meio ambiente, alimentação e apoio, em geral a grupos específicos, como crianças, adolescentes e idosos. Para isso, precisa ter habilidade nas relações humanas e interessar-se por questões sociais e ambientais.

O mercado de trabalho
O direcionamento dos programas sociais do governo federal para o Nordeste aumenta a procura na região. O tecnólogo atua na implantação e no gerenciamento de programas sociais, como o Bolsa Família. Há boas perspectivas de trabalho em instituições públicas de todo o Brasil, especialmente para projetar, gerir e executar programas em secretarias de trabalho, do desenvolvimento e de assistência social. Há vagas em organizações não-governamentais e em empresas que tenham projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade ou de seus funcionários. Nesse caso, existem oportunidades em todo o Brasil, com destaque para o Sudeste. Departamentos e empresas de Recursos Humanos também são dois grandes empregadores de recém-formados. A tendência é que as corporações invistam cada vez mais em suas áreas de responsabilidade social. O profissional com essa formação tem de cultivar o perfil empreendedor e fazer contatos com as empresas a fim de oferecer um determinado projeto. Alguns acabam contratados para gerir e dar continuidade ao trabalho.

O curso
O primeiro ano é dedicado à formação básica, com disciplinas como sociologia, filosofia, psicologia, estatística, problemas sociais brasileiros, políticas públicas de desenvolvimento e ética. Nos anos seguintes, o currículo tem matérias específicas, como tradições populares, educação para a saúde, movimentos sociais e desenvolvimento sustentável. Estágio e um trabalho de conclusão são exigidos para tirar o diploma. Duração média: três anos.
Outros nomes: Gerontologia e Desenv. Soc.; Lazer e Qualid. de Vida. UOL Vestibular

Nenhum comentário: