segunda-feira, 21 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÕES: GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE
Tecnólogo
No início, a formação concentra-se principalmente em disciplinas mais teóricas, como cálculo, física, estatística e informática. Depois, vêm as matérias específicas: planejamento e controle da produção, administração industrial, orçamentos e custos, logística e controle da qualidade. Também constam do currículo do curso disciplinas das áreas das engenharias, como termodinâmica, refrigeração, materiais metálicos e polímeros, circuitos elétricos e eletrônica analógica e digital. Os processos de fabricação, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares para comandar as diversas etapas de trabalho na empresa são conhecidos nas aulas práticas, que representam, em média, 40% da carga horária total do curso. A formação requer um estágio de seis meses. As instituições de ensino também costumam pedir um trabalho de conclusão de curso. Duração média: três anos.
Outros nomes: Gestão da Prod.; Gestão da Prod. e Metrologia; Gestão em Prod.; Gestão Ind. de Siderurgia; Inform. (gestão da prod. ind.); Processos de Prod.; Processos Ind. (eletromec.); Prod.; Prod. Ind.; Prod. Ind. e Automotiva.

O mercado de trabalho
A ampliação do conceito de qualidade nas empresas (que passou a incluir aspectos relacionados às áreas de meio ambiente e responsabilidade social), aliada ao aumento da competitividade e à necessidade cada vez maior de controle sobre os processos, tornam o formado em gestão de qualidade um profissional estratégico nas organizações, principalmente naquelas de grande porte e com atuação global. Quem mais contrata esse tecnólogo são indústrias, especialmente das áreas automobilística, petroquímica, eletroeletrônica e alimentícia, e empresas prestadoras de serviços, que buscam obter a certificação de qualidade. Nesse caso, o profissional supervisiona a implantação das normas de qualidade e depois dá suporte à companhia para que elas continuem sendo seguidas. As perspectivas são boas para o profissional. Existe demanda pelo tecnólogo no país inteiro, mas a procura é ainda maior nas regiões que concentram pólos industriais, como a Sul, a Sudeste e a Nordeste.

O curso
Preste atenção antes de se inscrever para o processo seletivo. Algumas escolas se voltam mais para a qualidade de serviços, enquanto outras enfatizam a formação industrial. Os cursos que enfocam a área de inspeção de equipamentos, por exemplo, preparam o aluno para atuar em indústrias de diversos segmentos, como automotivas, químicas, petroquímicas e do setor metal-mecânico. De modo geral, os estudos começam com aulas sobre os fundamentos de administração, informática e matemática aplicada. O currículo de Gestão de Qualidade inclui, ainda, disciplinas da área de humanas, como psicologia, e as demais matérias voltam-se para o gerenciamento de processos, metrologia, normalização, administração de recursos de materiais, organização industrial, segurança no trabalho, gestão de recursos humanos e análise e melhoria de processos. Algumas escolas exigem estágio e trabalho de conclusão de curso. UOL Vestibular

Nenhum comentário: