quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TECNOLÓGICAS: ARTES PLÁSTICAS

ARTES PLÁSTICAS
Tecnólogo
Com uma formação multidisciplinar, esse tecnólogo trabalha na pesquisa e na criação de obras de pintura, gravura, fotografia e artes gráficas, entre outras técnicas artísticas. Para isso, utiliza fundamentos da linguagem visual e aplica materiais específicos de cada tipo de expressão artística. Organiza exposições, em museus e galerias, e trabalha na conservação e restauração de obras e monumentos de valor histórico. Pode atuar, também, em peças de teatro, emissoras de TV, centros culturais e em escolas de samba, elaborando adereços, cenários e figurinos. Usa técnicas de computação gráfica para criar animações destinadas às diversas mídias eletrônicas. Em agências de publicidade, aplica conhecimentos de design gráfico para a criação de logomarcas e cartazes. Está apto ainda a trabalhar em estúdios fotográficos.

O mercado de trabalho
A saturação de profissionais das regiões Sul e Sudeste eleva a concorrência e restringe um pouco o mercado nessas regiões. Tem melhores chances quem optar por outros estados onde exista carência de profissionais. O tecnólogo é requisitado por agências de publicidade e marketing e escritórios de decoração para fazer consultoria de design em criações artísticas, avaliando se a obra combina com o filme ou o ambiente em que vai ser exposta. A maior demanda parte de museus, galerias de artes e centros culturais, como, por exemplo, o Itaú Cultural, em São Paulo, onde o profissional atua na organização e monitoria de exposições e mostras.

O curso
Disciplinas como história da arte, linguagem e comunicação visual, ética, filosofia e gestão constituem a base teórica. As disciplinas específicas envolvem técnicas diversas de desenho, cenografia, figurino e computação gráfica, entre outras. O curso do Cefet-CE, atualmente o único em funcionamento, é voltado para atividades e técnicas de pintura e xilogravura – áreas de grande tradição na região. Duração média: três anos e meio. UOL Vestibular

Nenhum comentário: