segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÃO: RÁDIO E TV

RÁDIO E TV
Tecnólogo
Esse tecnólogo lida com técnicas de criação e produção de programas para mídia eletrônica. Ele elabora, produz e faz a edição de peças a ser veiculadas tanto no rádio como na TV. Cabe a ele a realização de roteiros que dão suporte a um locutor na apresentação de um programa. Em produtoras independentes de vídeo, trabalha tanto na área de produção como na de administração do negócio. Também pode atuar em agências de propaganda.

O mercado de trabalho
Os canais que surgem no formato digital exigem conteúdo cada vez mais diferenciado. As emissoras de TV aberta ou por assinatura, emissoras de rádio e produtoras independentes de conteúdo audiovisual são os segmentos que mais contratam. O tecnólogo atua na área técnica de programas ou comerciais publicitários, operando equipamentos como câmeras e mesas de som. Além disso, pode elaborar roteiros e editar os materiais que serão veiculados. São Paulo e Rio de Janeiro têm as melhores chances, mas há perspectivas nas filiais, espalhadas por todo o Brasil. No Nordeste, o mercado é carente de profissionais qualificados, e o recente surgimento de produtoras independentes na região abre perspectivas de crescimento.

O curso
A base teórica traz disciplinas como teoria da comunicação e português. Em gestão, você estuda pesquisas e análises de audiência e administração da produção. As aulas práticas compõem cerca de 70% do currículo e englobam matérias como realização de roteiros para TV e mixagem de áudio. Alguns cursos focam exclusivamento o mercado televisivo.Duração média: dois anos.
Outros nomes: Gestão de Rádio e TV; Gestão em Rádio e TV. UOL Vestibular

Nenhum comentário: