segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÃO: RADIOLOGIA

RADIOLOGIA
Tecnólogo
Esse tecnólogo opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia. Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raio X ou de ressonância magnética, por exemplo. Em Engenharia, o tecnólogo utiliza os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de localizar e corrigir defeitos na construção de aviões. Nas indústrias farmacêutica e alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos. Ele pesquisa melhorias na qualidade das imagens e a segurança dos aparelhos. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.

O mercado de trabalho
A demanda por serviços mais qualificados de diagnóstico por imagem, seguindo uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem aumentado a procura por esse profissional. Hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas são os empregadores do tecnólogo. Ele é contratado para operar equipamentos como raio X e ressonância magnética e cuidar do controle de qualidade das imagens geradas. A maior demanda está em São Paulo, no Rio de Janeiro e em capitais do Sul e do Sudeste. O interior paulista (Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos) também oferece vagas. No Nordeste, a tendência é de crescimento. Outra possibilidade de atuação são as clínicas veterinárias para realizar imagens radiológicas de animais. Há ainda oportunidades em indústrias, como a química e farmacêutica, no controle e na realização de testes para medir os níveis de radioatividade de determinados produtos.

O curso
O curso começa com biologia, fisiologia e anatomia. As áreas de informática e gestão ocupam boa parte da carga horária. O aluno adquire competências para realizar exames de radiologia convencional, tomografa computadorizada, mamografia, densitometria óssea e ressonância magnética, além de manipular softwares utilizados nas estações de trabalho, em que são desenvolvidos os processos de aquisição e digitalização de imagens. Há um terceiro grupo de disciplinas, relacionado com a física radiológica, em que se ensinam as propriedades da radiação que viabilizam a produção da imagem e a aplicação de campos magnéticos. O estudante precisa apresentar um trabalho de conclusão e cumprir estágio de até um ano. Duração média: três anos e meio.

Nenhum comentário: