sexta-feira, 11 de setembro de 2009

GUIA DE PROFISSÕES: ENGENHARIA DE MATERIAIS

ENGENHARIA DE MATERIAIS
É o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de novos materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes Esse engenheiro pesquisa e cria materiais, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece novas combinações, que resultam em materiais inéditos. Também estuda alternativas de aplicação de materiais já conhecidos em diversos tipos de produto. Responsabiliza-se por todo o processo, da seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção à utilização do material. Há boas perspectivas de trabalho em indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas e no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de plásticos.

O mercado de trabalho
Os formados encontram emprego principalmente nas indústrias petroquímicas e siderúrgicas e no ramo de fabricação de embalagens. São requisitados para pesquisar e desenvolver materiais cerâmicos, preparar novas ligas metálicas e polímeros, criando compostos feitos com borracha, resinas, plástico e acrílico. O mercado de trabalho também se mostra bastante atraente nas indústrias aeronáutica, automobilística, eletroeletrônica, de gás e de papel e celulose. O setor de materiais cerâmicos, notadamente as áreas de pisos, revestimentos e porcelanas, é outro nicho promissor. Mais preocupadas em preservar o meio ambiente, ONGs e algumas empresas contratam o profissional para o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem com as quais ele cria produtos que possam ser recolocados no mercado. Há oportunidades de emprego em todo o Brasil, sobretudo nos centros de maior expressão industrial, como, por exemplo, São Paulo e São Carlos, no interior paulista, sede de indústrias metalúrgicas, petroquímicas, de plásticos e cerâmicas. Destaque também para o estado de Santa Catarina, que contabiliza cerca de 2 mil indústrias de pequeno e médio porte e é considerado o segundo maior pólo ceramista do mundo.

O curso
Depois da formação básica, no terceiro ano é preciso optar por uma especialização: metais, cerâmicas ou polímeros. A partir daí, o currículo dá ênfase às disciplinas relacionadas com essa escolha. Boa parte da carga horária é passada em laboratório, onde o aluno se familiariza com as propriedades e as aplicações desses materiais. Nas aulas práticas, ele pesquisa e desenvolve novas ligas metálicas, compostos cerâmicos e polímeros, como borrachas, resinas, plásticos, acrílicos e materiais supercondutores. Algumas escolas oferecem habilitação em uma área específica, como Metais, Metalúrgica, Polímeros ou Química. O estágio é obrigatório. Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Eng. Cerâmica, Eng. de Plást.

O que você pode fazer
Cerâmica
Criar materiais cerâmicos e estudar novas utilizações para os já existentes. Acompanhar e controlar a qualidade da produção das peças em indústrias de materiais refratários e revestimentos cerâmicos.
Metais
Desenvolver ligas metálicas e gerenciar sua produção, para garantir a qualidade do material.
Polímeros
Criar compostos de borracha, resinas, plásticos e acrílicos para ser empregados nos mais diversos tipos de indústria. Fonte: Uol Vestibular

Nenhum comentário: